domingo, fevereiro 05, 2006


O que implica ser um estudante on-line?

Para aprender verdadeiramente é preciso antes de mais saber aprender.
Saber aprender exige muito conhecimento e reflexão sobre a nossa cognição, nomeadamente a metacognição.
Inúmeras e variadas investigações têm demonstrado que o uso da metacognição por parte dos alunos, é a principal causa de diferenciação nas estratégias por eles usadas, e que os indivíduos com mais rendimento, em qualquer idade, são os que têm maior capacidade de acompanhar o seu próprio desempenho em determinada tarefa.
Ser aluno on-line é estar perante uma filosofia pedagógica recente, que representa um duplo desafio de aprendizagem: a aprendizagem do método e a dos conteúdos.
O aluno on-line encontra-se perante um contexto de ensino/ aprendizagem com de características específicas, a que tem de se adaptar. Não obstante o ensino ser mediado pela tecnologia, o domínio da mesma, não é condicionante para se ser um aluno on-line. Mais importante que tudo, é a apropriação pedagógica e metacognitiva que se faz da metodologia.
No ensino on-line, professor e aluno não partilham o mesmo espaço físico, nem temporal. Existe uma temporalidade multi-síncrona e um espaço fundamentalmente comunicacional, não-físico, onde a comunicação se faz de “muitos para muitos”, a que o aluno on-line tem que se adaptar, adquirindo capacidades de planificação, controle e gestão das próprias aprendizagens.
Desta forma é um ensino centrado no estudante, nas suas necessidades, no seu estilo e ritmo de trabalho, assumindo este um papel activo e autónomo no seu percurso de aprendizagem, enquadrado num grupo em que vai ter “a possibilidade de (…) beneficiar do apoio e da retroacção de outros indivíduos durante o seu percurso de aprendizagem.” Morgado (2001), Revista Discursos: Perspectivas em Educação, pp 125-138.

Ser um aluno on-line pressupõe uma adaptação a um conjunto de situações novas, que implicam numa aprendizagem de situações pouco comuns:
· Sala de aula virtual que não é uma réplica da sala de aula presencial;
· Uso do tempo planeado e flexível;
· Relação com os colegas e tutor em ambiente virtual;
· Trabalho e organização com os colegas virtualmente e de modo assíncrono;
· Discutir nos fóruns:
o ler as msg,
o formular as respostas adequadas;
o comunicar ideias e perspectivas;
o saber discutir as ideias dos outros;
o Apoiar os outros;
o Construir;
o Questionar;
o Analisar;
o Colocar-se no ponto de vista do outro;
o Usar a comunicação síncrona;
o Conhecer a netetiqueta;
o Estabelecer procedimentos adequados.

Só para terminar, o aluno on-line é aquele que “aprende aprendendo”, através de um processo de autogestão crescente do saber, com base na autonomia, na responsabilidade e no compromisso face à sua formação.