
Outro Comentário de uma colega...
Autor: Ana Lucia Correia Data:
Jan 22 2006 12:34:AM
Assunto: EaD_Ana Lúcia_2ª Fase
Em primeiro lugar considero que é importante referenciar que quando falamos de e-learning não significa automaticamente estarmos a falar de ensino a distância. E-learning implica um ambiente de aprendizagem apoiado e integrado numa rede de computadores, ou seja baseado na Internet e consequentemente na WEB. O conceito de ensino a distância é mais abrangente na medida que engloba ensino por correspondência que se rege transversalmente no uso de texto, e até mesmo da multimédia.
No ensino a distância existem, é certo, aspectos que não podem ser esquecidos ou até mesmo ignorados, existem muitos factores que lhe são intrínsecos como por exemplo:
- O desenvolvimento das TIC; considera (M. Paulino) que “…graças ao desenvolvimento das novas tecnologias, e também, a algumas teorias pedagógicas, que, é possível, implementar um modelo transaccional de ensino-aprendizagem.”;
- Flexibilidade no acesso à aprendizagem; como refere (Amélia) “… flexibilidade no acesso à aprendizagem “constitui a chave do ensino aberto: flexibilidade no acesso, no percurso, no sucesso e perfil de saída.”;
- A influencia de uma organização, também referida pela (Inês) “… estabelece esquemas, dispositivos e canais de comunicação que apoiam o estudante na sua aprendizagem independente.";
- Aprendizagem mais personalizada, pois como referido (Amélia) “… permite ao estudante escolher a composição do que vai aprender, a partir da oferta disponível na instituição, estabelecendo-se um contrato entre as partes envolvidas…”
- Controlo e evolução da aprendizagem ao ritmo do aluno, pois este é responsável pelo que quer estudar e assimilar;
- Existência de recursos de informação globais o que beneficia o aluno no acesso às actualizações da informação;
- A “ininterrupta e fundamental” motivação, como factor chave no ensino individualizado, tanto por parte do aluno, como também por parte da instituição, como refere (M. Paulino) “existe ainda o cuidado organizacional de manter a motivação do estudante através de esquemas de apoio…”;
- Os aspectos técnicos, não menos importantes, como a largura de banda que não convém ser muito pequena pois pode dificultar o acesso a determinados conteúdos;
- Os alunos dispõem de oportunidades iguais de acesso ao diálogo social, com os professores e com os restantes colegas (alunos);
- A separação física entre o professor e os alunos.
Esta é a minha contribuição nesta 2ª fase do trabalho proposto.
Ana Lúcia (algarvia)
<< Home