segunda-feira, abril 03, 2006


Uma opinião em forma de síntese...

Autor: Maria Leonor Maltez Parreira Cortez Santos
Data: Feb 18 2006 3:29:AM
Assunto: Re:Comentário às intervenções de e-Mooree seus opositores

Estive a ler atentamente todas vossas intervenções na defesa renhida do seu autor “favorito”. Pertenço à equipa “MOORE”, deveria tê-la defendido antes, o que não me foi possível por razões alheias à minha vontade ou à das tecnologias, mas penso que Moore foi aqui muito bem defendido, tal como os restantes teóricos.

Concordo com as sínteses que aqui foram feitas pela Professora e alguns colegas, no sentido de que todos eles têm sido relevantes para o avanço na implementação de mais educação e formação através de EAD, tentando conquistar este “espaço” virtual e trazê-lo para o reconhecimento académico; defendendo a sua função democrática ao permitir o livre acesso de um número crescente de grandes massas de utentes, para os mais diversos fins e níveis de aprendizagem; centrando, como Moore, a atenção nos aspectos práticos da sua utilização de modo a conferir a este meio pedagógico garantias de gestão de processos de qualidade relativamente à concepção e implementação da estrutura dos programas a utilizar e privilegiando as relações e interacções sociais e pedagógicas neste espaço virtual de modo a permitir criar verdadeiras sociedades de aprendizagem estruturadas, dialogantes e geradores de indivíduos autónomos, críticos e criativos.

Peters não está morto pois a ele se deve o génio de criar os meios que possibilitam o EAD, muito embora as tecnologias, materiais e conteúdos tenham sofrido alterações e melhorias muito rápidas. Nesta matéria estou com os colegas que são de opinião de que os suportes tecnológicos devem evoluir para soluções mais leves e flexíveis. Moore realça as potencialidades das novas TIC, nomeadamente a vídeo-conferência que acrescenta imagem e som ao texto, permitindo uma maior proximidade entre os membros das comunidades virtuais de aprendizagem.

( ) Leonor