segunda-feira, abril 03, 2006


Auto-Apreciação



“A avaliação faz parte do processo de aprendizagem compreensiva e significativa, possibilitando o diálogo crítico dos alunos sobre os problemas que encontram ao levar a cabo as suas tarefas."

Elliot, 1990

Tal como foi sucedendo, ao longo do trimestre, aqui estou para cumprir esta proposta. Mais uma das imensas que me foram solicitadas, pelas várias disciplinas e que acabaram por me trazer num rodopio. Diga-se de passagem que essa roda viva, não se prendeu apenas com o mestrado, muito menos com esta cadeira, onde os tempos foram adequados às tarefas, mas também e essencialmente, com os inúmeros papeis que desempenho no meu dia a dia: mãe, esposa, dona de casa, profissional e estudante. É muita coisa para fazer, apenas em 24 horas, atendendo que algumas delas também têm que ser ocupadas a dormir, pelo menos de vez em quando. Este mestrado... e esta cadeira de Modelos de Ensino a Distância, o que eu fui como aluna, como a vivi...
Esta cadeira permitiu-me aprofundar conhecimentos e alargar horizontes, de uma matéria com a qual sinto muita empatia. Foi agradável e permitiu a elaboração de trabalhos individuais e em grupo, que me deram muito prazer concretizar e desenvolver, individual ou colaborativamente, com os meus colegas.
Tentei estar sempre presente e na verdade estive, umas vezes mais caladita, outras com mais actividade. Procurei não ser “lurker”, e não o fui, todavia, quando não senti necessidade de falar ou de algo mais acrescentar às discussões, optei por me manter calada, embora, na verdade, nunca o tempo suficiente, para deixar transparecer que estava ausente, ou desinteressada, o que não era verdade.
Procurei gerir o meu tempo pelas várias disciplinas, de acordo com as exigências e/ ou solicitações, executando as tarefas e desafios propostos, por vezes, com um tempo inferior ao que seria suficiente, o que acabou por ter algum reflexo também nesta cadeira. Não porque a Professora tenha exigido demasiado ou tenha dado pouco tempo, tal como já referi anteriormente, mas sim porque ao estabelecer prioridades, acabei por dar a outras cadeiras, tempo que deveria ser desta.

Uma coisa eu tenho como certa:

Gostei do que aprendi e da metodologia usada.

Gosto do Ensino a Distância, que acredito seja a chave da Educação do Futuro.